Crie e gerencie um centro de  empreendedorismo sustentável na Guiné-Bissau

 

O Impact Hub, o PNUD e a Fundação Mava estabeleceram uma parceria para apoiar o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo de impacto na Guiné-Bissau, com forte foco em soluções para a conservação ambiental, economia verde e desenvolvimento social.  

Para alcançar esse objetivo, lançamos o programa Guiné-Bissau Empreende para identificar e capacitar uma equipe de empreendedores interessados em abrir um centro de impacto no país com atuação dedicada ao empreendedorismo e à sustentabilidade. 

Esse centro terá como função primordial oferecer serviços de apoio para os empreendedores locais na Guiné Bissau. Ou seja, a equipa de empreendedores selecionada será responsável por criar e gerir um espaço colaborativo de apoio aos empreendedores guineenses.

Guiné Bissau Empreende é um programa de  capacitação e preparação para   uma equipa que tenha interesse em liderar um centro de apoio ao empreendedorismo sustentável em Bissau. O programa terá 10 meses de duração.

A equipe selecionada receberá treinamento em:    

  • Gestão de espaços de trabalho compartilhado (co-working)
  • Gestão de comunidades
  • Suporte à empreendedores
  • Modelo de negócios e estratégia 
  • Captação de recursos para projetos 
  • Design e implementação de programas de suporte a empreendedores de impacto para todas as fases do processo empreendedor. 
  • Aplicação de princípios de economia circular dentro do empreendedorismo
  • Dezembro 2020: Evento para introdução do tema empreendedorismo de impacto e apresentação do programa
  • Janeiro de 2021: abertura das inscrições para a pré-seleção dos participantes do programa
  • Fevereiro de 2021: 2 webinars para Perguntas & Respostas sobre o programa 
    • Primeiro webinar em 04/02/2021 às 17:00h 
    • Segundo webinar em 25/02/2021 às 17:00h 
  • 28 de Fevereiro: encerramento das pré-inscrições
  • Março de 2021: anúncio dos participantes pré-selecionados e envio do cronograma de capacitação:
    • Os pré-selecionados serão convidados a participar de 4 workshops de 3 horas cada, durante o mês de Março. Os treinamentos desta etapa terão como objetivo apresentar os princípios básicos da gestão e criação de centros de suporte ao empreendedorismo.
  • 03 de Abril à 18 de Abril de 2021: Os pré-selecionados serão convidados a submeter sua candidatura  para criar e liderar o Centro de Impacto
  • Abril: Análise de candidaturas e entrevistas
  • Maio: Anúncio do time selecionado

1.PRÉ-SELEÇÃO:

Quem pode se inscrever nesta primeira etapa (pré-seleção)? 

Indivíduos  interessados em abrir e liderar um centro de impacto com foco em soluções para problemas sociais e ambientais: 

  • Empreendedores guineenses
  • Profissionais com experiência em organizações sem fins lucrativos
  • Profissionais e/ou organizações que trabalham dando suporte a empreendedores
  • Profissionais que tenham interesse e experiência em gestão de espaços e eventos  Organizações que apoiam empreendedores na Guiné-Bissau
  • Indivíduos que tenham interesse em se tornarem membros de uma equipa fundadora para assumir a gestão e operação de tal espaço na cidade
  • Indivíduos que tenham interesse em criar uma Guiné Bissau mais sustentável e empreendedora

Nesta etapa, nós selecionaremos candidatos que demonstrarem interesse e potencial em formar uma equipa para o gerenciamento do centro de apoio ao empreendedorismo. Oferecemos 4 workshops de capacitação em temas relevantes para a gestão de um centro de empreendedorismo de impacto. Esta etapa receberá tanto equipas já formadas, incluindo organizações já existentes, quanto também será uma oportunidade para que indivíduos formem equipas para a candidatura final do projeto.

Pré-inscrições encerradas

2.SELEÇÃO FINAL:

Ao final dos 4 workshops de capacitação, as equipas interessadas enviarão sua candidatura final em formato de um plano de negócio. Conduziremos entrevistas e ao final selecionaremos uma equipa para criar e liderar o Centro de Empreendedorismo de Impacto na Guiné Bissau.

Acreditamos que um dos ativos mais importantes de um Centro de Empreendedorismo de Impacto é uma equipa fundadora local. A equipa é o protótipo da futura comunidade e deve refletir suas necessidades e caráter. 

Combinar as qualidades, habilidades e experiência certas e criar expectativas claras é essencial (consulte as habilidades recomendadas aqui). Somente com uma equipa bem equilibrada, o Centro de Empreendedorismo de Impacto pode permitir que as pessoas realizem ideias empreendedoras para um impacto sustentável.

Critérios da equipa para a fase final de seleção: 

  • Mínimo de 3 a 5 cofundadores com representação de diversidade gênero
  • Compromisso de longo prazo para liderar o Centro de Empreendedorismo de Impacto pelos próximos 5+ anos
  • Mínimo de 1 cofundador com possibilidade de dedicar-se em tempo integral
  • Co-fundadores fluentes em inglês (em uma equipa de 3 pessoas, no mínimo 1 fluente em inglês  e mínimo de dois em equipas de até 5 pessoas) 
  • Conjunto diversificado de habilidades, incluindo experiência em negócios, experiência em construção de comunidades, habilidades de gerenciamento de eventos, desenvolvimento de negócios e captação de recurso, finanças e operações
  • Experiência em iniciativas de apoio ao empreendedorismo é uma vantagem

Parceiros

Impact Hub is a global network focused on building communities for impact at scale. With 100+ communities of 16,500+ change-driven entrepreneurs in more than 55 countries across five continents, Impact Hub is one of the world’s largest communities and accelerators for positive change. We build ecosystems to drive collaboration and entrepreneurial innovation around the Global Sustainable Development Goals through locally rooted Impact Hubs, as well as with partners and allied networks.

A missão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau é ajudar os principais atores – o Governo, a sociedade civil, o setor privado e outros – na boa governação e o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente, assegurando um futuro que ofereça igualdade, dignidade e oportunidade para todos, fomentando também o compromisso com a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.
A iniciativa Guiné-Bissau Empreende faz parte da Academia de Liderança, uma iniciativa impulsionada pelo PNUD na Guiné-Bissau que visa capacitar ativistas políticos, funcionários públicos e jovens em geral para criar uma mudança positiva através do desenvolvimento de habilidades de liderança, capacitação e mentoria. A Academia oferece treinamentos personalizados com o objetivo de possibilitar um ecossistema e uma dinâmica poderosa na sustentação da paz e promoção de um desenvolvimento inclusivo na Guiné-Bissau.

MAVA, Fondation Pour la Nature é uma fundação filantrópica familiar com sede na Suíça, com foco exclusivo na conservação da biodiversidade. A MAVA atua em quatro programas: Bacia do Mediterrâneo, Litoral Oeste da África, Economia Sustentável e Suíça. Com esses programas, apoia cerca de 200 parceiros em um orçamento anual total de 70 milhões de francos suíços. A Fundação MAVA está implementando seu último ciclo estratégico 2016-2022, o que significa que irá eliminar gradualmente o seu financiamento para todos os parceiros até 2022. A Guiné-Bissau é um dos países prioritários do programa da MAVA na África Ocidental, com vários projetos apoiados e implementados por vários parceiros governamentais e pela sociedade civil.

Caso tenha dúvidas, escreva para:  [email protected]